Descubra Técnicas Geniais de Criação de Matrizes de Bordados Avançadas para Você Acelerar e Faturar Mais a partir de HOJE. SAIBA MAIS

Aprenda Bordar | BlogAprenda Bordar

Portal de Conteúdos sobre bordados, artesanatos, marketing e vendas

JUNTE-SE A MAIS DE 6.419 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos
e com prioridade sobre matrizes de bordados.
Além de novidades, avisos e muito mais. Junte-se a nós!

Baixei arquivos de bordados compactados o que fazer?

Baixei arquivos de bordados compactados o que fazer?

Comprou ou baixou matrizes de bordados e não consegue abrir? Esses arquivos podem estar compactados, aprenda nesse artigo o que fazer.

É comum comprar matrizes prontas de programadores e de sites que fornecem esse tipo de serviço, algumas vezes baixamos de sites que oferecem pacotes de matrizes gratuitas e quando fazem o download deste arquivo em seu computador, não conseguem abrir ou visualizar essas matrizes.

Isso é algo que acontece com certa frequência.

Geralmente são pessoas que estão começando no ramo de bordados e estão a procura de matrizes para começarem seus trabalhos.

Então vamos esclarecer o que são esses tipos de arquivos, porque é comum encontrar nos fóruns, nos comentários de sites e até mesmo nas páginas no Facebook as pessoas "reclamando" que compraram ou baixaram gratuitamente as matrizes mas não conseguem abrir.

Antes de deixar um depoimento negativo em algum site, procure ter o conhecimento, pois muitas reclamam que os arquivos de bordados estão em sufixos .RAR ou .ZIP e que a máquina de bordar não reconhece, não consegue ler e etc...

As máquinas de bordar trabalham com sufixos de arquivos próprios, desenvolvidos por cada fabricante.

Você precisa conhecer sua máquina e saber qual o tipo de arquivo ela suporta, para isso é muito importante ler o manual de uso que o fabricante enviou junto com a sua máquina de bordar.

 

Vamos abordar os mais utilizados:

As máquinas Brother utilizam arquivos do tipo .PES e .DST;

Já as máquinas Janome e Elna utilizam arquivos do tipo .JEF e .SEW;

A máquina de bordar Bernina utiliza arquivos do tipo .EXP e .ART;

A sun Special utiliza arquivo do tipo .DST;

E a maioria das máquinas de bordar da Singer suportam arquivos do tipo .XXX

 

Para conhecer mais sobre máquina de bordar e o tipo de arquivo que ela lê, recomendo a leitura desse artigo: Aprendendo sobre máquinas de bordar

 

Então que arquivos são esses em .RAR e .ZIP?

Os arquivos no formato .RAR são nativos do programa WinRAR. Este programa é capaz de armazenar um ou vários arquivos compactados, ou seja, ele junta todos esses arquivos em seu formato e tamanho original e os transforma em um único arquivo compacto, diminuindo o peso e tamanho deste arquivo.

Assim, facilita o armazenamento do arquivo em sites e blogs ou até mesmo no pendrive para transferir para outros dispositivos como o computador ou tablets.

Já os arquivos .ZIP foram criados para uso em computadores e é preciso ter o programa WinZip. Também são utilizados com muita frequência em sites e blogs e transferências de arquivos ou imagens, pois com a mesma funcionalidade dos arquivos em .RAR podem transportar e copiar ou enviar diversos arquivos anexos a um só.

 

Se você baixou matrizes e recebeu algum arquivo semelhante ao exemplo abaixo:

  • Exemplo #1:  pacotecorujinhas.rar

  • Exemplo #2:  pacotehoradobanho.zip

 

Então você precisa descompactar esses arquivos. Uma tradução mais direta seria extrair esses arquivos para fora. Pois os arquivos de matrizes que você quer acessar estão compactados (inseridos) dentro deste único arquivo.

Veja o infográfico abaixo um exemplo: O que pode conter um único arquivo compactado.

Baixei arquivos de bordados compactados o que fazer?

 

Você precisa ter em seu computador um desses programas instalados para que você possa descompactar (extrair) as suas matrizes.

Para baixar e instalar o WinRAR ou o WinZIP em seu computador utilize os links abaixo:

WinRAR - Site oficial

WinZIP - Site oficial

 

Após baixar e instalar um desses programas em seu computador, você irá abrir o arquivo que recebeu e extrair para uma nova pasta, agora seus arquivos de matrizes estarão acessíveis dentro desta pasta que foi extraída do arquivo compactado.

Basta agora você selecionar qual o arquivo de matriz que quer utilizar e transferir para seu pendrive e espetar em sua máquina de bordar.

 

Outros formatos de arquivos nos pacotes

Geralmente os programadores de matriz disponibilizam mais alguns arquivos inclusos nos pacotes, que são as imagens (fotos) dos arquivos de bordados, para facilitar sua visualização e você ter uma visão panorâmica de como é o bordado.

Também você pode receber arquivos destes tipos:

.JPG  (Joint Photographics Experts Group). Tem como resultado final uma imagem com média e alta qualidade e tamanho pequeno.

.PNG (Portable Network Graphics). Um formato de imagens com alta qualidade e que suporta transparências.

.PDF (Portable Document Format). É um formato utilizado para exibir qualquer tipo de documento, geralmente utilizado em textos ou gráficos, para que o usuário que irá receber esse arquivo não precise ter um editor de texto ou de imagens para poder visualizá-lo.

Nenhum desses formatos (.JPG, .PNG ou .PDF) é formato de arquivo de bordados, estes servem apenas para você visualizar e identificar qual é o desenho do bordado a ser feito.

 

Conclusão

Para que você possa colocar sua matriz de bordado na máquina e começar a bordar, precisa saber qual o tipo de arquivo que ela suporta e entender qual dos arquivos que você recebeu no pacote compactado, você irá utilizar.

 

Se este artigo foi útil para você, compartilhe com outras colegas que possam ter as mesmas dúvidas! Também ficaria muito grato se você deixar um comentário logo embaixo!    ;)

Olá, deixe seu comentário para Baixei arquivos de bordados compactados o que fazer?

Já temos 8 comentário(s). DEIXE O SEU :)
claudia maria

claudia maria

meu caso eh complicado baixei o arquivo que era para ser um pes, download feito mas não abre, estou tentando abrir com o programa layout editing mas vem a imagem...impossivel ler essa versão de arquivo
★★★★★DIA 05.05.19 15h00RESPONDER
Aprenda Bordar Redação
Enviando Comentário Fechar :/
leo cesar ferraz

leo cesar ferraz

Valeu! Tirou minhas duvidas,pois estou começando agora nesse negocio.
★★★★★DIA 28.04.19 11h24RESPONDER
Aprenda Bordar Redação
Enviando Comentário Fechar :/
Ijacira naires cordeiro salort SALORT.

Ijacira naires cordeiro salort SALORT.

Eu achei muita Boa explicação e quando a máquina brother pe450 não matrizes que tá no pendrive porque o bastidor de é 10por10.pode me explicar oque devo.
★★★★★DIA 04.03.19 22h59RESPONDER
Aprenda Bordar Redação
Enviando Comentário Fechar :/
Marli Maciel

Marli Maciel

Esclareceu a minha dúvida, obrigado
★★★★★DIA 29.01.19 17h35RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Gleice Nazario

Gleice Nazario

Estou santo André SP, e com um trabalho urgente, preciso transferir uma imagem (logo), para a extensão Jef, Maq. Elma tem alguém que possa me ajudar?
★★★★★DIA 18.01.19 13h37RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
terezinha santos

terezinha santos

otima a informacao
★★★★★DIA 18.10.18 08h52RESPONDER
Aprenda Bordar Redação
Enviando Comentário Fechar :/
Edilaine Bastos

Edilaine Bastos

Obrigada pelos esclarecimentos, me ajudou muito.
★★★★★DIA 17.10.18 23h33RESPONDER
Aprenda Bordar Redação
Enviando Comentário Fechar :/
Virginia Santos

Virginia Santos

Achei ótimo e esclarecedor. Obrigado
★★★★★DIA 23.08.18 11h36RESPONDER
Aprenda Bordar Redação
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/