JUNTE-SE A MAIS DE 6.390 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos
exclusivos e com prioridade

Aprendendo sobre máquinas de bordados

Muitas pessoas começaram no "escuro" e desistiram antes mesmo de conseguirem o retorno do investimento. Compraram sua primeira máquina de bordado e não souberam o que fazer com ela.

Publicado em
Aprendendo sobre máquinas de bordados

Há muito o que aprender quando está iniciando em bordados, surgem muitas dúvidas e perguntas por onde e como começar.

Muitas pessoas começaram no "escuro" e desistiram antes mesmo de conseguirem o retorno do investimento. Compraram sua primeira máquina de bordado e não souberam o que fazer com ela.

Na hora de comprar sua máquina você deve fazer o máximo de pesquisa que puder para tirar todas as dúvidas que você tem. Entender que tipo de bordados e tamanhos esta máquina suporta, se encontra facilmente os acessórios, entender qual o tipo de arquivos que ela suporta e muito mais.

Antes de comprar sua máquina de bordar você precisa conhecer alguns termos de computador. Um dos termos mais importantes para entender é formatar.

Os fabricantes de máquinas criaram diferentes formatos de leituras para as máquinas de bordar. Esses formatos terminam com as extensões:

.PES
.DST
.JEF
.EXP
.SEW
.HUS
.ART
.VIP
e outros tipos de formatos.

Esses formatos são uma linguagem que a máquina de bordados interpreta. O formato mais comum é o .PES, que pode ser lido pela maioria das máquinas, principalmente as da marca Brother.

Você deve entender como funciona essa leitura e como passar as matrizes do seu computador para a sua máquina de bordar.

Por exemplo: Você utiliza as máquinas de bordar BROTHER, então pode copiar os arquivos  matrizes de seu computador direto para o seu pen drive e espetar na porta USB da sua máquina. Ela será capaz de interpretar esse arquivos e estará pronta para bordar.

Caso utilize outras marcas como a JANOME ou ELNA, provavelmente você terá que criar uma pasta dentro do seu pen drive e copiar o arquivo matriz do bordado para dentro desta pasta.

Exemplo: nome da pasta = meus-bordados ou meus_bordados e até mesmo meusbordados, pois as pastas não podem ter espaços, se você utiliza o windows talvez ele consiga fazer a leitura, mas se utilizar outros sistemas operacionais você terá problemas na leitura e abertura de seus arquivos.

Você deve conhecer quais os tipos de arquivos cada modelo de máquina utiliza e para te ajudar listamos abaixo alguns modelos mais utilizados.

Brother utilizam arquivos do tipo .PES e .DST
Janome e Elna utilizam arquivos do tipo .JEF e .SEW
Bernina utiliza arquivos do tipo .EXP e .ART

Sun Special utiliza arquivo do tipo .DST

A maioria das máquinas de bordar vem com arquivos com fontes de bordado e desenhos nos formatos que essa máquina possa ler.

Confira no vídeo abaixo dicas na hora de escolher sua máquina.

 

Você pode utilizar essas fontes para produzir seus trabalhos. Mas se quiser ampliar seus trabalhos e diversificar os temas, terá que conhecer esses formatos para que você possa comprar novas matrizes e transferir para sua máquina.

Há diversas empresas que vendem essas matrizes pela internet, onde você pode adquirir pacotes e coleções com diversos formatos, algumas dessas criam e entregam em apenas um formato, sendo necessário então você ter o conhecimento para salvar em outro formato.

Indicação: Se você procura por pacotes e coleções de matrizes, com ótima qualidade e diversos formatos sugerimos que acesse esse site: Edilse Bordados.

Então, antes de comprar a sua máquina, leia na descrição do produto qual o formato de arquivos ele lê. No entanto, ao começar a olhar novos desenhos individuais e coleções você precisará entender mais sobre o software.

 

O que é software de bordado a máquina?

É um programa que deve ser instalado em seu computador que é capaz de ler, editar,  importar desenhos e transformar em matrizes, arquivos digitalizados para bordados a máquina. Esses arquivos são salvos pelo programa em um dos formatos que abordamos acima.

Aprendendo sobre máquinas de bordados

Este é exemplo de uma imagem importada no software e transformada em matriz de bordado. Neste  software (programa) você poderá fazer toda alteração necessária no espaçamento, espessura da linha, quantidade de pontos e etc... para que sua máquina possa fazer a leitura e bordar.

Uma dica importante: Não compre uma máquina de bordar que leia somente cartões. Está é uma tecnologia ultrapassada, antiga.

As máquinas modernas trazem a opção de portas USB que podem aceitar qualquer tipo de pen drive.

 

Onde encontro esse programa?

Alguns fabricantes  enviam com a máquina um CD com uma versão limitada do programa, para que você possa abrir suas matrizes e fazer pequenas alterações como converter formatos, girar e redimensionar uma imagem antes de transferir para sua máquina.

Os programas nas suas versões completas custam muito caro mas você poderá criar suas matrizes de bordados, ou importar uma imagem qualquer e transformar em bordado, atribuir cores, tamanhos e muitas outras opções.

Então o que você deve saber antes de comprar a sua máquina?

Que tipo de trabalhos você quer fazer e se a máquina escolhida lhe oferece recursos para esse trabalho ser feito.

Deixo outra dica: Você não precisa começar adquirindo uma máquina de bordar, você poderá aprender e iniciar desenvolvimento matrizes de bordados  e ofertando a bordadeiras que utilizam para bordar em suas máquinas.

 

Um programador de matrizes de bordados

É a pessoa que trabalha desenvolvendo ou seja criando matrizes para vender para bordadeiras fazerem seus trabalhos. Também este profissional pode oferecer serviços de converter em outros formatos, pois muitas bordadeiras tem dificuldades na conversão dos arquivos.

Para ser um programador de matrizes de bordados você precisa ter noções de desenhos e saber utilizar um software de edição.

Se quiser saber mais sobre essa profissão de programador de matrizes de bordados e prestar serviços específicos nesse segmento acesse o link abaixo e assista o vídeo.

>> Acessar vídeo <<

Então, conte-nos qual a sua dúvida? Deixe nos comentários abaixo, será um prazer poder lhe ajudar!

 

Até logo, sucesso!

Redação Aprenda Bordar

 

Baixe 200 Matrizes de Bordados Agora Mesmo!

12 Comentários

Silvana Dan
Silvana DanDIA 06.06.19 18h54

Tenho uma brother PE 810L. Gostaria de saber se consigo bordar, utilizando o computador conectado nela por cabo USB.

Lucia Figueiredo
Lucia FigueiredoDIA 01.06.19 09h34

Minha Maquina é Elna 8100 eu tenho que ter um programa no meu computador para baixar os bordados que compro na internet?

Maria Félix
Maria FélixDIA 11.02.19 22h43

Olá boa noite ,gostaria de saber como faço para passa as matrizes para o programa .

Brena Souza
Brena SouzaDIA 01.01.19 12h11

Olá, futuramente tenho interesse em adquirir uma máquina de bordar, para dar mais qualidade aos meus produtos, para isso estou procurando conhecimentos sobre estas máquinas, gostei muito do seu texto, me deu um norte sobre o assunto! Vou procurar saber mais sobre o desenvolvimento das matrizes de bordados.

Shirley Moreira Silva
Shirley Moreira SilvaDIA 06.07.18 06h11

Olá meu nome Shirley trabalho com bordados já tempo mais só bordo ponto cruz . Então quero comprar.pra uma máquina q posso fazer isso a Brother PS 2100 mim disseram q muito bom vi Vidrio dela bordando ponto cruz mais tô em dúvida?

Raquel Santos
Raquel SantosDIA 05.06.18 00h47

Porque não falam da singer superEB M200?

Graça Padilha
Graça PadilhaDIA 08.05.18 16h35

Comprei uma maquina Janome e não consigo criar um programa para pegar bordados na Internet e passar para o pen drive. Como fazer?

SIDLEI TESSARI DOMINGOS
SIDLEI TESSARI DOMINGOSDIA 19.04.18 09h23

Entendi que tem um programa próprio para ler mas faltou a informação de qual programa a ser instalado preciso do nome deste programa onde encontro ok

sandra mello
sandra melloDIA 01.11.17 18h25

minha mmaquina e a brother se 425 . comprei uma matriz de alfabetos mas a maquina nao aceita e e pes nao comporta. como posso tirar as matrizes que nela esta para colocar essas que comprei.

Deixe um comentário